Ensino Fundamental Anos Iniciais

O mundo está em constantes mudanças e preparar os alunos para esse movimento é um dos objetivos do CECB nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Todas as atividades pedagógicas desenvolvidas devem preparar e motivar a criança para o diálogo, respeito às diferenças, o incentivo pela investigação e pesquisa, possibilitando o despertar “pela” e “para” a inovação.

O trabalho escolar é desenvolvido em clima de cooperação entre todos os atores do processo, em busca da construção de um conhecimento sólido e significativo. É desenvolvido um avanço de inovação no letramento e na alfabetização, pois ensino e aprendizagem dialogam com os contextos em que as crianças se inserem, com o objetivo de prepará-los para atuarem como protagonistas na sociedade.

Essa etapa letiva proporciona ao aluno condições de:

a. garantir que o ingresso no Ensino Fundamental seja a etapa de transição para o uso da comunicação escrita e oral, dentro da norma brasileira, resguardando as necessidades e respeitando as características das crianças dessa faixa etária, a fim de que sejam evitadas rupturas no processo de construção do conhecimento, com o desenvolvimento de um currículo e um processo de avaliação específico.

b. desenvolver o raciocínio; criar estratégias; construir autonomia; ter autoconfiança; aguçar a curiosidade e a criatividade; desenvolver o senso crítico, ampliar a capacidade de argumentação.

c. interessar-se por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões.

d. fazer uma inter-relação entre o contexto escolar e as situações do cotidiano; interpretar e transformar a sua realidade.

e. cooperar, tomar decisões em grupo e conviver com as diferenças.

Estrutura do Ensino Fundamental/Anos Iniciais – 1º ao 5º ano

• A duração do módulo-aula é de 50 minutos.
• Horário das aulas
◦◦ Matutino: 07h30 às 12h
◦◦ Vespertino: 13h30 às 18h
• O recreio é de 20 minutos e não faz parte da carga horária.