Esportes e Arte

A educação é um processo que vai muito além da sala de aula, estimulando a mente, o corpo e o espírito.

O Centro Educacional Católica de Brasília fundamenta-se em cenários potenciais, maneiras positivas de promover o aproveitamento da prática de atividades físicas de forma efetiva e de alcançar resultados satisfatórios dentro do contexto educacional.

O Setor de Esportes do Centro Educacional Católica de Brasília atua em projetos e atividades educativas, através do reconhecimento e da valorização das diversas oportunidades educacionais que o esporte apresenta, tais como:

  1. Diversidade e quantidade de atividades;
  2. Grande poder de motivação junto aos alunos;
  3. Imenso conjunto de valores individuais e sociais que lhe são inerentes e que podem ser revertidos em benefício da formação de crianças e jovens;
  4. Várias possibilidades de integração, em função da amplitude de seu campo de conhecimento e atividades com demais componentes curriculares;
  5. Inúmeras possibilidades de suporte para as atividades do cotidiano escolar;
  6. Grande poder de mobilização para o envolvimento dos pais e comunidade em geral;
  7. Efetivas possibilidades de utilização como marketing institucional;
  8. Grande fonte de reação interdisciplinar.

Assim como na Educação Física, o setor de Esportes assume uma atitude progressista, não apenas para o cumprimento da legislação. Vai mais além, utilizando e concedendo importante destaque em seu projeto pedagógico. Com essa atitude, concretiza-se com referência educacional em sua comunidade, evidenciada no desenvolvimento e fortalecimento de seu próprio projeto educativo, na medida em que proporciona ao aluno a possibilidade de incorporação dos benefícios da prática da Educação física e dos Esportes, elementos importantes para o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo.

O diversificado conjunto de atividades e adaptações possíveis proporcionam o alcance de inúmeros objetivos que, segundo os interesses e necessidades dos alunos, contemplam as práticas esportivas competitivas: suas aplicações como recreação; sua utilização como lazer físico desportivo; seus reconhecidos benefícios para prevenção e manutenção da saúde e, ainda, a manutenção e desenvolvimento da qualidade de vida propagado em grande intensidade e frequência, tanto pela mídia como por inúmeros campos de conhecimento das diversas ciências.

As diversas modalidades oferecidas, sejam coletivas ou individuais, acontecem nos turnos matutino, vespertino e noturno, sempre atuando no horário de contraturno escolar.

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a faixa etária específica de cada modalidade, categoria ou nível e ordem de inscrição.

O aluno pode matricular-se em quantas atividades ele tiver interesse. Não há limite de atividades por aluno.

Nesse sentido a prática das atividades se torna algo optativo e prazeroso, contribuindo assim com o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em toda a escola.