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Aulas de Ensino Religioso e Ética PDF Imprimir E-mail

As aulas de Ens. Religioso, tem como objetivo geral, perceber as características comuns entre as diversas formas de expressar a religiosidade bem como entender o valor absoluto da pessoa humana em busca da sua felicidade, solidariedade e equilíbrio.

É importante também desenvolver fundamentos religiosos, respeitando a opção de fé do educando, possibilitando-lhe relacionar-se harmoniosamente com Deus, consigo e com o próximo, dando assim aos nossos alunos as ferramentas necessárias na construção e na transformação de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.

Precisamos destacar que muitas habilidades são desenvolvidas em nossos educandos em nossas aulas de Ens. Religioso, dentre elas podemos destacar algumas: Reconhecer a importância da liberdade e dignidade da pessoa humana como dom de Deus. Reconhecer a primazia da vida em toda a sua grandeza, valorizando a si próprio e ao próximo como obra prima de Deus, Comparar e analisar valores X contra valores, liberdade X escravidão, valorização da pessoa humana X preconceito e ser X ter. Por fim confrontar os valores do Reino de Deus com os valores da sociedade em que vivemos. Reconhecendo a universidade do fenômeno religioso em todos os lugares.

 

Campanha da Fraternidade 2012

Ao longo do ano de 2012, a disciplina de Ensino religioso e Ética na área da Educação Infantil, continuará desenvolvendo em suas atividades assuntos como: a importância da família, a valorização do próximo, o cuidado pela natureza, o respeito às diferenças existentes entre as pessoas. Desenvolvendo ainda, algumas reflexões sobre diversos valores que são essenciais à vida, tais como: a solidariedade, a partilha, o perdão, a caridade, a amizade e o amor. Para tanto, será utilizada a linguagem corporal, cênica, musical, oral e escrita. Em relação à campanha da fraternidade, cujo tema deste ano é “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”, serão realizadas algumas reflexões e atividades, ao longo dos bimestres, acerca do cuidado que todos nós precisamos ter em relação à saúde, refletindo a respeito da importância dos alimentos na nossa vida e a necessidade de uma alimentação saudável, sobre o cuidado com o nosso corpo, da importância da higiene pessoal e da higiene bucal em casa e na escola, promovendo, assim, uma campanha voltada à valorização da saúde individual e coletiva.


Professor: Luís Carlos

Educação Infantil


Desenvolvendo o tema da Campanha da Fraternidade de 2012: “Que a saúde se difunda sobre a terra” (Eclo 38,8) trabalharemos, nas turmas de primeiro ano, a saúde pública em dois aspectos: o cuidado com a própria saúde, despertando nas crianças o interesse por uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos; e a prática da solidariedade, especialmente com os enfermos, a partir do exemplo encontrado na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37).

Com os terceiros anos, abordaremos a questão da saúde pública dando ênfase à prática de hábitos saudáveis: higiene corporal e do ambiente, boa alimentação, exercícios físicos, lazer, descanso, oração. Dessa forma, as crianças poderão perceber que, ao cuidarem da própria saúde, estarão contribuindo com a saúde pública que é responsabilidade de todos nós.

 

Professora: Elaine Sanches

Fase I


A disciplina de Ensino religioso e Ética tem como bases tratar as relações entre o indivíduo e o transcendente; mostrar a harmonia entre as diversas crenças por trabalhar o respeito ao próximo e às suas convicções. Buscamos desenvolver habilidades, oferecer acesso a informações e conhecimentos acerca de temas relacionados à pedagogia do amor, utilizada por Jesus para ensinar os que o buscavam. A educação é uma tarefa da família em colaboração com a escola e toda a sociedade, dessa forma precisamos educar em valores. A formação dos valores leva o aluno a conhecer e identificar como desenvolver a ética; que é ponto de referência para o bem viver em sociedade. Trabalha-se o crescimento das aptidões necessárias para que o aluno desenvolva a responsabilidade, a autodeterminação e a realização da boa convivência.

Neste ano a Campanha da Fraternidade nos traz um assunto que remete ao mandamento de amar o próximo como a si mesmo. Falaremos a respeito da saúde pública no Brasil, buscando abordar os aspectos socioculturais, educativos e econômicos de nossa sociedade, uma vez que esta é a proposta da campanha. Nos quartos e quintos anos, trabalharemos mais de perto o hino da campanha e, comparativamente, os serviços de saúde pública e rede privada de saúde, respectivamente; buscando alternativas que não deixam a cargo do governo, apenas, e sim nos tornar responsáveis por continuar a obra da criação que Deus começou; tornarmos co-criadores. Esperamos com esse trabalho despertar nos alunos a necessidade do cuidado da saúde como um bem de todos.


Professora: Maria Inês

Fase I


No primeiro bimestre de 2012, as atividades de Ensino religioso e Ética se concentraram no tema da Campanha da Fraternidade (tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”- Eclo 38,8).

Com esse tema e esse lema, tentamos refletir como está o cenário da saúde no Brasil, mostrando ao Governo a precarização e as condições dos hospitais, mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias na saúde pública e conscientizar que temos de mudar nossa cultura em relação a ela sendo mais preventivos.

Em um segundo momento, foram apresentados aos alunos do ensino fundamental II e do ensino médio os trabalhos que deveriam ser realizados após reflexão e análise crítica acerca da Campanha da Fraternidade 2012.

Os alunos do 6º ano pesquisaram como está a saúde e a solidariedade em nossa sociedade, e, com base na pesquisa, criaram “vacinas” e um cartão de vacinas que tornam a sociedade mais solidária, justa e saudável.

Os alunos do 8º ano tiveram como objetivo disseminar o conceito de bem viver, sensibilizaram e estimularam a nossa comunidade escolar para a prática de hábitos de vida saudável, confeccionando um fôlder e dois cartazes (um a respeito dos benefícios da prática de hábitos de vida saudável e o outro dos malefícios e das consequências da prática ou da falta de hábitos de vida saudável).

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio pesquisaram nas famílias, como estão promovendo a prática de hábitos de vida saudável, quais são as consequências da falta de prática de hábitos de vida saudável, orientaram, estimularam a prevenção e a promoção da prática de hábitos de vida saudável. Com os resultados das pesquisas (conteúdo do documentário), criaram um documentário com imagens, frases de efeito (slogan) e música de fundo (coerente com o conteúdo), promovendo uma campanha publicitária em benefício da saúde.


Professor: Carlos Alberto

Fase II e Ensino Médio

A Campanha da Fraternidade 2012 nos apresenta o Tema: Fraternidade e Saúde Pública e o Lema: “Que a Saúde de difunda sobre a terra. (cf Eclo 38,8), com o intuito de apresentar uma rápida radiografia do contexto socioeconômico e a primazia do econômico sobre o social, apontar injustiças que têm raízes históricas e a necessidade de uma educação cidadã por meio do resgate do direito à saúde para todos. É necessário agir para promover e proteger a vida humana e a saúde, não somente nos cuidados individuais imediatos, as, principalmente, nas relações interpessoais.

Em nossas aulas de Ensino Religioso e Ética do Ensino Médio, estaremos realizando, a partir de pesquisas em diversos meios de comunicação, a produção de um vídeo documentário no qual serão apontadas as falhas no sistema de saúde publico brasileiro e nos demais seguimentos sociais, proporcionando momentos de posicionamento crítico e reflexivo. Esses vídeos serão expostos em nossa feira transdisciplinar, a TRANSFER 2012, para que a comunidade tenha acesso à opinião e ao posicionamento dos nossos jovens quanto às questões de saúde pública em nosso país.

Todas as atividades realizadas têm o propósito de não somente conscientizar os nossos jovens, e a sociedade na qual estão inseridos, mas, que, a partir delas, possam manifestar por meio de gestos concretos a motivação para transformar uma sociedade tão desigual em uma sociedade mais Justa, igualitária e fraterna.

Não precisaríamos lutar por “Direitos Humanos”, se simplesmente agíssemos como Jesus Cristo há 2000 anos pediu: “Ama teu próximo como a ti mesmo”.

E nosso desejo que todas as realizações tenham deixado importantes ensinamentos capazes de contribuir para a oportunidade de assumir nossa responsabilidade solidária ao lado dos mais pobres e necessitados, em defesa de um sistema de saúde com mais qualidade, para que a saúde se difunda sobre o nosso país.  Agradecemos e parabenizamos todos que se dedicaram na realização das atividades do 1° bimestre do ano letivo de 2012.    Assim seja!

Professora: Celly

Fase II e Ensino Médio


 

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