Apresentação

A missão da Educação como mediadora social entre o universo do aluno e o da comunidade externa vem traduzida e retratada na proposta pedagógica do Centro Educacional Católica de Brasília – CECB.

A proposta pedagógica do CECB caracteriza-se por apresentar um modelo pedagógico dinâmico, flexível e criativo, construído a partir das orientações contidas nos seguintes documentos: Lei 9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/2013.

A proposta é epistemologicamente embasada em teorias educativas sociointeracionistas, que valorizam a construção do conhecimento, e, ainda, em teorias contemporâneas do currículo, que envolvem a diversidade e a inclusão social, que implicam na produção dos saberes, conhecimentos, habilidades e conteúdos. Todo esse embasamento apresenta compatibilidade aos princípios, à missão e às condições da entidade mantenedora UBEC.

São princípios fundamentais da UBEC: sentido cristão da existência humana, a valorização da vida em todas as suas formas, o respeito à dignidade da pessoa e à liberdade pessoal, a busca da verdade e do transcendente e o relacionamento da pessoa consigo mesma, com os outros, com o mundo e com Deus.

É missão da UBEC servir à humanidade e à Igreja, por meio da educação e da ação social, com o propósito de alcançar o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade, para o exercício da cidadania responsável, engajada e comprometida com os valores humanos, éticos e cristãos.

A proposta foi elaborada a partir da contribuição dos diferentes segmentos educacionais.
Educadores de todas as áreas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio apreciaram reflexões e produziram de maneira colaborativa e dentro de paradigma tríplice já descrito.

O caráter dinâmico da proposta relaciona-se ao princípio do currículo centrado no aluno, em suas necessidades e interesses, tornando significativo o conhecimento adquirido. Já o caráter flexível atende ao pressuposto de que os alunos apresentam características diferenciadas em seus domínios: estilo de aprendizagem, pré-requisitos e aplicabilidade funcional.

O caráter criativo e inovador responde às necessidades contemporâneas de ajuste a situações novas, uma sociedade com rituais e valores mutantes e um mundo do trabalho cada vez mais complexo e exigente.

No CECB, conhecimento, espiritualidade, superação, sentimento, significado e vida caminham inseparavelmente e alicerçam o trabalho educativo. Por isso nossa trajetória exitosa se mantém em continuidade e nossa equipe de educadores é motivada a acolher crianças, adolescentes e jovens, para juntos formarmos pessoas detentoras de sonhos sublimes com conhecimento e sabedoria suficientes para serem merecedores do respeito e da admiração de toda a sociedade.